Quem é Buckethead
Brian caroll começou seus estudos sobre guitarra aos 12 anos de idade, mas segundo ele, só se dedicou realmente um ano depois. Teve vários professores, o mais notável deles sendo Paul Gilbert. É multi-instrumentista, e toca guitarra, bandolim, baixo, banjo, bateria, teclado e órgão. Começou sua carreira faazendo apresentações solo e colaborando com vários artistas. Mas só conseguiria reconhecimento público em 1999, com sua entrada no Guns and Roses. Em março de 2004 ele deixou a banda, sob o pretexto de que ela não conseguia completar ao menos um tour mundial ou álbum. Novamente sozinho, se dedicou a vários projetos solo e colaborações com diversos artistas. Em 2009 fez um tributo a Michael Jackson. Agora em 2010 ele se recupera de uma doença, e ao que tudo indica voltará a tocar assim que estiver são.
Um pouco sobre seus instrumentos e técnicas
Como guitarrista convicto, não poderia deixar de mencionar minha parte favorita: suas técnicas e instrumentos. Sua guitarra mais famosa é sua Gibson Les Paul feita exclusivamente para ele, que lhe foi dada de presente por seu ex-colega de banda, Axl Rose. Ao longo de sua história, essa guitarra sofreu várias modificações. Essa pequena maravilha é feita de platano e mogno, em tamanho maior que uma les paul normal, para acomodar as monstruosas mãos de Buckethead, e não contrastar com sua altura. Ela possui 24 casas de tamanho avantajado, sem marcações. Apresenta também dois captadores humbucker, para melhor redução de ruídos, e a tradicional ponte tune-o-matic Gibson. Até aqui, pouca coisa a difere de uma les paul normal. Suas características mais marcantes e únicas são suas duas killswitch (botões que, quando pressionados, cortam o som da guitarra) e o rearranjo da parte elétrica da guitarra. A chave seletora de captadores foi deslocada da posição original próxima ao braço para o lugar onde normalmente há o “knob” de tom, e um dos outros “knobs” foi trocado por um capacete de stormtrooper (vide Star Wars). Um instrumento único, criado por um músico único. No início de 2010, a Gibson criou uma réplica dessa guitarra que é vendida por cerca de 4300 dólares.
Na procura dos mais exóticos sons, Buckethead usa uma série de pedais de efeitos e distorções, em número tão grande que mencionarei apenas dois que acho mais interessantes:
Wah-wah cryaby: o conhecido efeito wah wah, que faz o som da guitarra se assemelhar à voz de uma pessoa falando wah
Pedal Whammy oitavador: usado para subir a altura das notas, esse incrível pedal permite fazer a guitarra gritar, descer drásticamente para o grave e até mesmo fazer uma transposição tonal.
Quanto à sua técnica, ele pode ser fácilmente reconhecido por seu estilo rápido, que faz muito uso de escalas pentatônicas. Também levou a técnica do double tapping ao extremo, usando até oito dedos (4 de cada mão) em seus solos.
mestre buckethead
ResponderExcluirEsse cara faz um som sensacional, confesso que achava estranho o fato de nunca mostrar o rosto, mas depois compreendi que faz parte da magia das suas apresentações.
ResponderExcluir