sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dj Ashba

Nome: DJ Ashba
Nome real: Daren Jay Ashba
Nascimento: 10/11/1972
Origem: Monticello, Indiana, EUA
Período no GN’R: desde 2009]
Biografia resumida
Daren Jay Ashba, mais conhecido como "Dj Ashba", nasceu em 10 de novembro de 1972 em Monticello, Indiana. Com 1 ano de idade, Ashba mudou-se para Fairbury em Illinois.
Aos 3 anos de idade, o pai de Ashba abandonou ele e sua mãe, uma pianista clássica que o criou sozinho e o levou ao mundo da música. O primeiro recital de Ashba aconteceu quando ele tinha apenas 5 anos de idade, tocando o clássico "Ode to Joy" do Beethoven.
Tendo vivido e trabalhado no campo na colheira de milho, Ashba juntou dinheiro e comprou sua primeira guitarra: uma Flying V que custou 89 dólares. Pegando o ônibus todos os dias para chegar ao campo, Ashba conheceu um guitarrista mais velho de uma banda local, que o ensinou acordes de guitarra enquanto faziam suas viagens. Isso motivou Ashba a ir ao trabalho, pois assim ele sempre aprendia novos acordes.
Ashba cresceu em uma casa que não tinha televisão, devido a religiosidade de sua mãe, então, para se ocupar, Ashba ia para seu quarto e tocava guitarra por até 17 horas por dia.
Aos 16 anos, Ashba foi morar com seu pai em Logansport por um ano. Como presente de aniversário, seu pai o levou ao seu primeiro concerto ao viv Montley Crue - Girls, Girls, Girls Tour. Foi a noite que mudou sua vida para sempre.
Embalado pela música, aos 19 anos, Ashba pegou suas coisas e as colocou em sua mini-van, e foi direto para Hollywood se juntar a uma banda chamada Barracuda, e excursionou durante 2 anos. Em seguida, lançou seu primeiro álbum instrumental: "ASHBA: Addiction to the Friction", e assinou seu primeiro contrato. Ashba chegou a ganhar 6 vezes o "Guitar Player Awards".
Dj Ashba co-fundou a banda Beautiful Creatures e conseguiu um acordo com a Warner Brother Recordes. Ele escreveu todas as músicas para os lançamentos Warner. As canções "Ride" e "1 A.M" emplacaram nos filmes Rollerball (2002) e "Valentine" (2001), respectivamente.
O primeiro concerto com o Beautiful Creatures aconteceu em 2001, abrindo para o Kiss, na frente de 60 mil pessoas. Além disso, a banda fez diversas outras turnês, incluindo participação no Ozzfest em 2001, a Rolling Rock Tour, a Japonese Tour e datas com Marilyn Manson. O vídeo de "Wasted" foi liberado para a MTV e um show completo para a HBO Reverb.
Dj Ashba é endossado por mais de 20 grandes empresas musicais, e possui duas corporações, a Ashba Media, que lida com suas artes, e a Ashbaland, que cuida do lado musical.
Recentemente Ashba esteve com o baixista do Motley Crue, Nikki Sixx e James Michael para a criação do mega-hit "Life is Beautiful" da banda Sixx AM (Sixx, Ashba, Michaels) e o álbum intitulado "The Heroin Diaries".
O último grande trabalho de Ashba foi com o Motley Crue, onde co-produziu e escreveu o álbum "Saints of Los Angeles", que recebeu uma indicação ao Grammy 2008.
Em 21 de março de 2009, Dj Ashba foi nomeado oficialmente como novo guitarrista do Guns N’ Roses, entrando no lugar de Robin Finck. Este, sem dúvida, é o trabalho mais importante da carreira de Asbha, que vai excursionar com a banda na turnê de divulgação do álbum "Chinese Democracy".

Um pouco Sobre Buckethead

           
Quem é Buckethead
Brian caroll começou seus estudos sobre guitarra aos 12 anos de idade, mas segundo ele, só se dedicou realmente um ano depois. Teve vários professores, o mais notável deles sendo Paul Gilbert. É multi-instrumentista, e toca guitarra, bandolim, baixo, banjo, bateria, teclado e órgão. Começou sua carreira faazendo apresentações solo e colaborando com vários artistas. Mas só conseguiria reconhecimento público em 1999, com sua entrada no Guns and Roses. Em março de 2004 ele deixou a banda, sob o pretexto de que ela não conseguia completar ao menos um tour mundial ou álbum. Novamente sozinho, se dedicou a vários projetos solo e colaborações com diversos artistas. Em 2009 fez um tributo a Michael Jackson. Agora em 2010 ele se recupera de uma doença, e ao que tudo indica voltará a tocar assim que estiver são.
Um pouco sobre seus instrumentos e técnicas
Como guitarrista convicto, não poderia deixar de mencionar minha parte favorita: suas técnicas e instrumentos. Sua guitarra mais famosa é sua Gibson Les Paul feita exclusivamente para ele, que lhe foi dada de presente por seu ex-colega de banda, Axl Rose. Ao longo de sua história, essa guitarra sofreu várias modificações. Essa pequena maravilha é feita de platano e mogno, em tamanho maior que uma les paul normal, para acomodar as monstruosas mãos de Buckethead, e não contrastar com sua altura. Ela possui 24 casas de tamanho avantajado, sem marcações. Apresenta também dois captadores humbucker, para melhor redução de ruídos, e a tradicional ponte tune-o-matic Gibson. Até aqui, pouca coisa a difere de uma les paul normal. Suas características mais marcantes e únicas são suas duas killswitch (botões que, quando pressionados, cortam o som da guitarra) e o rearranjo da parte elétrica da guitarra. A chave seletora de captadores foi deslocada da posição original próxima ao braço para o lugar onde normalmente há o “knob” de tom, e um dos outros “knobs” foi trocado por um capacete de stormtrooper (vide Star Wars). Um instrumento único, criado por um músico único. No início de 2010, a Gibson criou uma réplica dessa guitarra que é vendida por cerca de 4300 dólares.
Na procura dos mais exóticos sons, Buckethead usa uma série de pedais de efeitos e distorções, em número tão grande que mencionarei apenas dois que acho mais interessantes:
Wah-wah cryaby: o conhecido efeito wah wah, que faz o som da guitarra se assemelhar à voz de uma pessoa falando wah
Pedal Whammy oitavador: usado para subir a altura das notas, esse incrível pedal permite fazer a guitarra gritar, descer drásticamente para o grave e até mesmo fazer uma transposição tonal.
Quanto à sua técnica, ele pode ser fácilmente reconhecido por seu estilo rápido, que faz muito uso de escalas pentatônicas. Também levou a técnica do double tapping ao extremo, usando até oito dedos (4 de cada mão) em seus solos.