Marc Canter, o homem que conhece os Guns N Roses tão bem como os próprios, o autor da biografia "Reckless Road" concedeu recentemente uma longa, e esclarecedora, entrevista. Aqui fica um excerto:
Axl é um cantor talentoso mas sempre teve a reputação de ser uma pessoa difícil. Qual é a tua impressão dele?
Axl é "cabeça feita", ele sempre sabe o que queria, sempre sabe. A primeira vez que o vi foi num ensaio e conversámos sobre uns arranjos da "Anything Goes" e eu lembro-me de fazer um simples comentário e ele olhar para mim naquela: eu não te conheço de lado nenhum, quem és tu para falares e eu não preciso da tua opinião para nada" ou algo assim. Eu fiquei na boa e respondi: "Ok, tudo bem man, foi só uma sugestão, não tens que me ouvir, tudo na boa". Depois ficámos verdadeiramente amigos e nunca tive problemas com ele.
Eu tenho visto-o ser assim com toda a gente e ele pode tornar-se verdadeiramente controlador e, por exemplo, quando fizeram a primeira demo, um dos outros membros queria fazer uma cópia E O Axl disse logo : "Isso eu não sei", como se realmente ele não quisesse que isso circulasse. Ele queria trabalhar, analisar, ter a certeza de que estava mesmo bem. Axl é um perfeccionista ao extremo. É tudo bem ou nada.
Ao longo do percurso, em algum momento, ele deve ter percebido que não podia controlar tudo. As pessoas podiam gravar concertos, ele podia esquecer-se das letras ou acontecer algo e ele ter que o aceitar.
Curiosamente eles nunca discutiam sobre como uma canção devia ser escrita. As canções sempre aconteciam e não havia nenhuma luta pelo poder a esse nível.
Muitas canções começariam com uma ideia do Izzy, como "My Michelle" ou "Nightrain" e depois o Slash chegaria e colocaria um som rock, como a intro estranha da "My Michelle" é totalmente Izzy mas sem o Slash não existiria o riff que segue isso.
Axl ouviria as versões inacabadas das músicas e saberia exactamente o que pretendia dentro de cada uma delas.
Duff e Steven iriam tornar as canções verdadeiramente ritmadas e dariam um brilho novo com as suas ideias.
Tu podes dizerq eu o Axl era o mais importante porque era o vocalista mas, mesmo na época, eu acho que ele não concordaria muito com isso. Se tu retirares qualquer um destes tipos da equação as músicas mudariam drasticamente.
Era verdadeiramente uma democracia no começo em 85, 86 , estavam todos ao mesmo nível.
Nós falámos com o Steven e ele é conhecido por ser muito, muito enérgico e por estar muito dentro da cena rockstar e as trapalhadas que isso acarreta. Ele disse: "eu usei drogas porque quis usar drogas" e ele realmente personifica a cena do "Rock n Roll nite party everyday". Achas que existia uma diferença entre a forma como o Steven se divertia e o seu estilo de vida e o estrelato a que aspirava e, por exemplo, os seus companheiros Axl e Slash?
O Steven sempre foi um enorme fã dos KISS e ele via tudo através da "kissvision", ele era realmente um miúdo grande, como um eterno puto de 8 anos entusiasmado. Comos abes o Paul quis produzi-los depois de os ver o Steven foi, provavelmente, o mais excitado com toda essa atenção mas os outros não. Nenhum deles quis ter nada a ver com isso mas o Steven estava fisgado. Ele era totalmente vidrado na fama.
Há medida que as drogas avençavam o que o Izzy fazia na verdade. Eu não gostava dele na altura, pois ele e a namorada eram viciados e eu não estava nada dentro dessa cena toda.
O Slash estava sempre a beber mas ele nunca foi um problema. A partir do momento em que ele e Steven adoptaram os hábitos do Izzy e da namorada isso começou a ser um problema. Duff nunca tocaria na heroína pois teve uma namorada que morreu de overdose, nos braços dele, aos 15 anos. Fizesse o Duff o que fizesse, e eu sei que fez algumas coisas más, na heroína eu sei que não tocaria.
O Axl andou nisso por uns tempos e todos tentaram esconder de mim mas eu acabaria por vê-los a todos em dificuldades e a pedirem para lhes levar comida e eu disse: "Não, eu não vou trazer-vos comida porque vocês vão gastar o vosso dinheiro todo em heroína".
Eu levei-lhes comida quando eles eram músicos a lutar com muitas dificuldades que gastavam o dinheiro que tinham em instrumentos mas não quando eram músicos com contractos que apenas queriam curtir e ficar pedrados. Eu estava numa posição em que me sentia mãe dele ou algo assim (risos).
Eu gosto dos Illusion, eu gosto dos trabalhos a solo, eu até gosto do Chinese Democracy, mas convenhamos que nunca mais foi o mesmo depois da saída do Steven e do Izzy.
Foi uma banda totalmente diferente quando o Steven e o Izzy saíram. Quer dizer, por um lado eu entendo, numa banda é suposto cresceres, evoluíres e não estares a fazer sempre o mesmo álbum. Por outro lado mudo a forma como a própria banda trabalhava. Os tipos apareceriam com canções completas e apenas esperavam que os outros concordassem com o que tinham em mente. Ou entregavam músicas completas ao Axl e diriam: "aqui tens , agora faz umas letras". É uma grande mudança. No passado, o Axl teria as letras e cada um deles contribuiria com uma ideia, um riff ou lick. As coisas aconteciam de forma mais orgânica e isso sucedia, na minha opinião, porque estavam todos mais próximos.
Tu realmente achas que quando o Izzy voltou para Indiana e ficou sóbrio isso mudou o relacionamente da banda?
Não, porque o Izzy simplesmente não mudou. Quer dizer ele ficou limpo e tudo mas, basicamente, continuou o velho Izzy. Ele CONTINUA a ser. Na verdade poucas pessoas sabem disto mas, durante umas duas semanas em 1996 eles juntaram a lineup dos Illusion e eu disse ao Axl : "Não lixes tudo. Vai para um quarto e nada de namoradas, managers, só as guitarras, um gravador e apanha o que surgir de mágico daí, quando se juntarem para tocar uns para os outros e não para o mundo e o seu vidro magnífico. Acredita que alguém te oferece 100 milhões de dólares para escreveres 12 canções". Claro que isto foi para nada pois duas semanas depois a reunião acabou mas eu sei que o Izzy tinha uma gravação de 50 canções que ele ia levar para essas sessões que nunca aconteceram. Não sei se o Axl chegou a ouvir as canções do Izzy e se achou que eram muito primitivas mas eu sei que o Slash tinha uma boa dúzia de temas e o Axl gostou de uns três ou quatro mas então o Slash ficou de cabeça cheia e levou-as para os Slash Snakepit e disse. "Ok, eu levo-as para os Snakepit".
Eu sei que o Axl ficou muito aborrecido pois estas três ou quatro canções tinham sido feitas explicitamente para os Guns N Roses. Quer dizer, o Axl não gostar de TODAS não queria dizer que não quisesse trabalhar com algumas. O Slash nessa altura estava um bocado cheio de si, andara na estrada, actuara para milhões de pessoas e isso, começa a subir à tua cabeça. Foi similar ao Joe Perry quando saiu dos Aerosmith e achava que ia chegar a algum aldo e não chegou a lado nenhum. Depois de três álbuns o Joe voltou.
Foi mais ou menos o mesmo, mas o Axl ficou muito zangado e nunca perdoou o Slash por ter saído e ele ainda está muito magoado por isso. Ele está também muito zangado com algumas coisas que o Slash disse após a saída e algumas coisas acerca te ter sido forçado a assinar um contracto abdicando do nome da banda.
É realmente uma falha de comunicação, acima de tudo, pois ambos estão realmente a dizer a verdade, mas infelizmente existem duas verdades e dois pontos de vista. E isso deve-se, em parte, a certos homens que estiveram no meio, e que as pessoas desconhecem.
Por exemplo, se leres o livro do Slash, ele diz que foram forçados a assinar um contracto pois o manager disse que, se não o fizessem, o Axl não subia ao palco com eles e haveria um motim.
Agora, se tu perguntares ao Axl, ele dirá: "100% falso. Eu nunca disse que não iria para o palco com eles".
Sabes porquê? Porque no meio está Doug Goldstein, o manager que era o "middleman". Ambos dizem a verdade.
Axl nunca o disse, Doug disse-o ao Slash e Duff, para os levar a ceitar e deixar de ser pressionado pelo Axl.
Axl confirma que sim, queria que eles assinassem, para que, caso algo corresse mal, se um deles morresse, a banda pudesse continuar, para que os direitos sobre a banda não passassem para namoradas, mulheres, etc. Mas nunca disse que não subia ao palco com eles.
Slash afirma-o, Duff afirma-o, que Doug lhes disse isso "vá lá assinem, se não, o Axl não sobe ao palco com vocês e vai haver um motim", e, por isso, eu sei que é verdade, mas o Axl ficou muito aborrecido poqrue o Slash foi para os media dizer que ele não actuaria se eles não assinassem, que lhes preparou uma armadilha, que os pressionou, quando ele não o fez.
Como eu disse, de certa forma, ambos dizem a verdade, o problema é o Axl ser incapaz de perdoar o Slash, por este ter espalhado isso, de ter dito que este tentara chantageá-lo quando ele nunca o fez. Axl chamou o Slash de mentiroso.
Ao mesmo tempo, o Slash fica doido com o Axl por este o chamar mentiroso quando ele na verdade não mente, foi o que Doug lhe passou, poqrue se tu falares com o Duff, ele diz-te exactamente o mesmo.
Agora, o curioso, é o Axl falar com o Duff e não lhe chamar mentiroso e chamar ao Slash.
A minha questão é: duff e Slash dizem exactamente o mesmo, ambos escreveram livros em que o dizem, então porque é que o Axl não está zangado com o Duff e está com o Slash?
Isso quer dizer que há uma falha de comunicação, que houve algo pelo meio e que se nunca te sentares para resolver as coisas e ver o que correu mal, perceber tudo, nunca a situação vai ficar resolvida. Tudo oq eu precisam é de uma boa terapia com um conselheiro matrimonial e, provavlemente, 80% dos seus problemas ficam resolvidos e os restantes 20% são aguas passadas ou comentáriso nos media, mas 80% já é um bom começo.
Falas do Axl e do Slash mas e o Izzy? Ele é a carta selvagem em tudo isto pois apareceu ocasionalmente em palco com o Axl nos últimos 10 anos?
O Izzy é um bocado bizarro. Bizarro e paranóico. Continua a fazer a sua música e a colocá-la no iTunes e até pode aparecer e tocar ocasionalmente mas não se pode contar com ele pois pode dizer que vai e depois não aparecer. Ele deixou a banda por umas 20 razões diferentes mas ele estava paranóico com os processos devidos ao motim de St. Louis e que ia perder tudo, então, desligou-se e a banda foi-se desligando. E também porque o Slash e o Duff continuavam a consumir e ele estava sóbrio e já não suportava estar com quem se drogasse, era uma grande tentação para ele.
Estava numa banda e em vez de fazer dinheiro cada vez tinham mais encargos com processos e afins devido aos atrasos do Axl. Izzy não queria fazer parte de nada disso. Toda a história do vídeo "Don't Cry" que custou milhões de dólares e ele não queria fazer parte disso, daí a famosa cena em que aparece "Where's Izzy?" (...). Ele queria realmente evitar gastar milhões num vídeo. Ele não é assim tão auto indulgente mas é um solitário relativamente à musica. É muito caseiro e muito natural, ele queria ser vocalista / guitarra ritmo dos Velvet Revolver e fazer a tour só com uma camioneta. O resto dos gajos queriam uma coisa mais profissional, a um outro nível.
E ele detesta dramas e confusões. Se as coisas entre o Axl e o slash tivessem sido resolvidas ele estaria por perto mas ele não está pois detesta confrontações e dramas.
Continuas mais próximo do Slash?
Eu estive sempre próximo do Slash, mas, acredites ou não, até 2006 eu estive até mais próximo do Axl do que de qualquer outro. Tinha uma grande relação com ele, se eu precisasse de algo, se eu tivesse algum problema, ele estava sempre lá. (...) Slash era mais o velho amigo de infância que se meteu nas drogas e depois andava sempre ocupado enquanto o Axl estava sempre nas redondezas e viria a minha casa se eu precisasse e levava-me ao estúdio para ouvir musicas, eu dependia mais do Axl do que do slash até.
Nós fomos bons amigos até à questão do meu livro e à data do lançamento (Axl não queria que Canter lançasse "Reckless Road" quando este o fez, devido ao Chinese Democracy, vale a pena ler a explicação de Canter na entrevista integral).
Além disso eu era amigo do slash e este era, para Axl, mais do que nunca, o diabo. Durante muito tempo eu devo ter sido a única pessoa que era amiga do AXL e do SLASH, que nunca tive que escolher lados. Sempre acreditei que se algum dia eles enterrassem o machado eu poderia ser um intermediário.
Mas tive muito pouco contacto com Axl desde que o livro saiu, enviei um mail para ele escrever uma pequena introdução ao livro, como Duff e os outros fizeram mas ele não o fez. Acho que ficou desapontado comigo. Acabei por ter a participação do Slash, Duff e Steven.
Finalmente tive algum contacto com o Izzy, o mais distante de mim, com quem não contactei durante uns 17 anos. Ele foi realmente entusiasta e inetressado no meu livro e disse: "o período do Appetite foi um dos melhores da minha vida" e ficou realmente feliz com o lançamento do livro. Falámos num domingo e na terça ele veio e fez algumas entrevistas para o mesmo.
Sobre Slash:
Quando ele trabalhou na Tower Records, ele fala no livro em como estava sempre a beber, mas eu sei que ele fez realmente um óptimo trabalho, tal como sempre fez um óptimo trabalho na banda, ele sempre levou o seu trabalho muito a sério e nunca lixava nada. Ele estava sempre presente, é um ás no negócio, sempre a trabalhar, sempre ao telefone e a dar o máximo para que os ensaios e as sessões corressem o melhor possível. Ele estava sempre atento.
Quando andavam em tour, ele levantava-se as 8h da manhã para falar com 100 repórteres diferentes e tudo. Não havia nada que ele não fizesse pelos Guns N Roses.
Ele sempre conseguiu fazer mil coisas árduas ao mesmo tempo e, de alguma forma, equilibrar tudo. Quer dizer, eu não sei como ele faz hoje, mas fá-lo bem. Ele tem os miúdos, tem a mulher, está a gravar, está em digressões, entrevistas, é convidado para trabalhos com outras pessoas, e é a pessoa mais ocupada que já conheci. Tenho sorte se puder estar com ele uma ou duas vezes por ano por ele ser tão surrealmente ocupado.
Slash podia ter tocado em Chinese Democracy:
(...) Foi acabado em 2001 (o disco). Quero dizer, acabado. Houve a possibilidade de Slash tocar umas faixas do disco caso pedisse desculpa publicamente a Axl sobre este o ter chantageado. Axl estava a deixar a porta entreaberta dizendo: "se tu pedires desculpa publicamente sobre eu te ter forçado a sair tenho três musicas que gostava que tocasses". Eram três temas escritos por Slash e que Axl gostava de trabalhar e incluir no disco o que teria sido muito cool.
Isso nunca veio a acontecer pois Slash é demasiado cool para pedir desculpa publicamente por algo que nunca aconteceu. Pelo menos na visão do Slash.
Slash acabou indo à cerimônia do Hall Of Fame, mas originalmente ele agitou a imprensa dizendo que o rock And Roll Hall OF Fame não significava tanto assim para ele antes dele divulgar um esclarecimento alguns dias depois dizendo que ele compreende que é uma grande honra. Qual sua opinião sobre o que se passava na cabeça dele sobre esse assunto?
Ele mente.
Huh??! [RISOS].
Não, a sério, Slash mente [risos]. Axl estava certo sobre isso de certo modo, mas maneira pela qual Slash mente é que ele mente para parecer cool em grande parte. Ele mente de vez em quando para escapar de alguma parvoice aqui e ali porque de vez em quando ele entra em estopadas. Claro que ele se importa com essas honrarias e ser premiado e tudo mais. Aquela primeira declaração pode ter sido resultado dele, como eu disse, ter sido pressionado pela imprensa.
Ele estava, na época, sob a premissa, assim como muitas outras pessoas, de que Axl e sua actual banda seriam convidados, e claro, Slash não queria participar disso. Mais tarde, ele descobriu que não era caso e que só iam as pessoas que foram convidadas para a introdução e isso não incluía a banda de Axl. Uma vez que ele percebeu que não ia ser ele e Steven e Duff dum lado e Axl e Ashba e Bumblefoot no outro, ele ficou na boa com tudo. Quando ele percebeu que não ia ser assim, ele mandou "Sim, é uma honra e bla".
Ainda estamos burramente esperando que haja uma reunião algum dia, mas a carta de Axl meio que esclareceu essa situação, de maneira bem triste. Eu percebo que você teve uma treta com ele, momentaneamente, mas qual sua opinião sobre Axl baseado no que você viu em 2012?
Uma coisa que eu percebi sobre o Axl é que ele realmente ESTÁ a resolver-se com as coisas emocionalmente e está ficando muito terno e honesto e aproximável, é impressionante e um bom sinal. Nas entrevistas mais recentes, fosse a do Metal Show ou mesmo em alguns clipes no YouTube dele fazendo umas palhaçadas e conversando com os fãs e isso é muito bom de ver. Houve tempos onde você não o via ou ouvia dele em público ou ele estava perpetuamente de mau humor ou o que fosse, mas temos esse ano e parece que ele está numa boa e não operando sob uma nuvem escura, então isso é fantástico. Não foram só um ou dois clipes ele recentemente, mas 10 ou 12 e ele sempre está naquele temperamento feliz, brincalhão e risonho. Bom pra ele.
O que digo é, eu honestamente não acho que Axl confie em Izzy ou Steven no que se refere a eles se resolverem e chegarem a tempo mas eu acho que ele sabe que Slash e Duff são seguros. Eu sei que o Steven é também porque eu vi a banda dele e eu sei que ele é capaz de fazê-lo. Não me entenda mal, eu sou como qualquer outra pessoa, eu adoraria ver os cinco reunirem-se um dia. Eu adoraria ver um cenário perfeito com uma tour enorme da banda nova de Axl a tocar o seu set list para abrir as portas no começo do show. Fazer um belo set de uma hora ou mais. Parar pra um intervalo e incluir uma combinação onde eles fariam um set toda as noites com Steven, Duff, Slashh e Izzy e daí acabariam com um set dos Illusion incluindo Gilby e Matt e aquele material para fechar com chave de ouro.
Porra, eles poderiam até fazer uns sets a solo do Duff, do Slash, Izzy e até do Steven...
Sim, se eles quisessem, eles poderiam fazer igual ao que os Eagles fizeram. Joe Walsh tocava algumas, Henley outras, Timothy depois, Glen em seguida e daí eles tocavam coisas do Eagles. Eu entendo que Axl não queira desrespeitar ou abandonar o tempo, dinheiro e esforço que ele investiu na banda nova ou desistir de continuar a ter aquilo como avenida pra suas novas gravações, mas isso poderia ser uma maneira de incorporar as duas coisas. Digo, ninguém quer ver Axl infeliz ou falhar apenas para que uma reunião se propicie. Há maneiras melhores de se realizar isso e isso permitira que sua NOVA banda pudesse actuar por ESTÁDIOS nos EUA como eles faziam na turnê dos Illusion. Eu acho que Axl sabe disso, ele sabe que por melhor que a banda nova esteja, ele poderia estar ganhando dez vezes mais se ele incorporasse a reunião. Eu acho que essa é uma nova percepção também, eu sei que no passado ele achava que essa banda nova poderia simplesmente chegar e sufocar o clamor por uma reunião e apenas esmagar a pressão pelos cinco membros clássicos. Slash faria sem pestanejar. Ele faria porque era muito divertido, a música e a química eram ótimas e o fato de que ele sabe que sem a menor sombra de dúvida deixaria os fãs em êxtase e seria extremamente bem-sucedida. Ele sabe disso melhor do que ninguém. Ele também não odeia Axl do jeito que Axl o odeia. Se ele odiasse, tal conceito seria muito mais complicado do que é. É uma treta de um lado só. Há questões a serem resolvidas, claro, há questões pessoais entre eles, mas elas são bem simples e em sua maioria baseadas em mal-entendidos e versões separadas de verdades diferentes. (...)
A entrevista na integra pode ser lida em :
http://www.legendaryrockinterviews.com/2012/04/22/legendary-rock-interview-with-guns-n-roses-insider-and-author-marc-canter/
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